sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A bárbara Bárbara Xumaia!


Bárbara Xumaia foi professora de arte no Jardim Escola São Paulo, onde fui aluna dos quatro aos oito anos. O Jardim Escola foi um lugar lindo e feliz. Uma casa antiga, na Avenida Paulista, com um jardinzinho separado por um portão de madeira, árvores e pessoas inesquecíveis.



Bárbara foi uma delas. Alta, esbelta e loura, um tipo diferente. Suas aulas, com muito cheiro de tinta - que ainda sinto - com pincéis de vários tamanhos, principalmente alguns muito grandes, com potes de massa colorida para pintura a dedo e com cordinhas onde os trabalhos das crianças eram pendurados são difíceis de se esquecer. Tudo tão lindo, num galpão aberto, ao lado da horta.


E, qual não foi minha surpresa, quarenta e poucos anos depois, ao descobrir que esta mulher, guardada em um canto da memória, é uma artista finérrima!


Descubro pela Internet, que seu nome é Bárbara Xumaia. Deduzo logo que este estranho sobrenome deva ser um nome alemão abrasileirado, o que logo confirmo: chama-se Bábara Schulmayr Guzzi .

Estou pasma com as imagens que encontro na Internet de seus trabalhos. É arte naïf de grande sensibilidade. E de uma brasilidade tão doce e alegre.


Veja que lindo texto do crítico de arte Oscar D'Ambrosio sobre o trabalho artístico de Bárbara:
http://www.artcanal.com.br/oscardambrosio/barbaraxumaia.htm

2 comentários:

Edison Waetge Jr disse...

Cara Maysa, também fui aluno no JESP (de 62 a 68). A turma (misturada) tem até se encontrado vez por outra desde o final do ano passado.
Temos até um blog: http://jardimescolasaopaulo.blogspot.com/
Eu estava justamente procurando algo sobre a Prof. Barbara para postar lá quando me deparei com seu blog. Apareça!
P.S. Também estudei na UCBEU.

Unknown disse...

Oi Maysa
sou pintor em Recife e possuo duas obras de Barbara, "A Feira" e "Alegria no lago" de 1983. São duas gravuras coloridas que parecem trabalho em lápis de cor ou pastel seco. São trabalhos lindos e só recentemente descobri. A antiga proprietária de meu apartamento, através de familiares, deixou para mim. Ela viveu em São Paulo, era psicóloga e talvez tenha sido amiga de Barbara, pois, também, pintava e fazia serigrafias. Chamava-se, Maria de Jesus Albuquerque.
Um abraço
Fernando Alves
www.falves.com.br