O projeto abaixo visou estabelecer um diálogo com as empresas de ônibus e melhorar a relação entre elas e os usuários de bicicletas - uma tribo crescente.
Fomos Lucimara Correa e eu, e nos reunimos com Márcia Vaz.
Rio de Janeiro, janeiro de 2012
INTRODUÇÃO
É com grande alegria e esperança que se dá este
encontro entre Fetranspor e representantes da sociedade civil que buscam um melhor
relacionamento entre Ônibus e Bicicletas no Estado do Rio de Janeiro. Há muito a
ser feito para tornar Ônibus e Bicicletas “amigos” e parceiros por uma cidade
mais sustentável.
Todas as grandes e médias cidades, no Brasil e no
mundo, estão buscando alternativas para os automóveis. Ônibus e Bicicletas
estão dentre as modalidades de transporte
mais importantes. Unindo esforços, todos sairemos ganhando!
PROPOSTAS
1 -Adesivos
Educativos
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro...
Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais
de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver
ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização
destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação
regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
Art. 201. (os motoristas devem... )guardar
a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou
ultrapassar bicicleta.
Propormos que
adesivos (ver abaixo) sejam colocados nas traseiras dos ônibus (40cm x 40 cm.),
e no painel frontal do veículo (20cm. X 20 cm.), no alto, à vista do motorista
e dos passageiros.
2 - Programa Educativo
Propomos um programa
educativo regular com equipes de motoristas, instrutores e empresários do ramo
de transporte.
Nossa intenção é
familiarizar os agentes do transporte público com a presença crescente de
bicicletas, utilizadas como meio de transporte. A tônica do programa será o
RESPEITO MÚTUO.
O treinamento se dará
por meio de cursos, palestras de visitantes, vivências – motoristas de ônibus colocados
na situação de ciclistas e vice-versa – filmes, e outros.
3 - “Racks” para bicicletas
Instalação de “racks”, carregadores de bicicletas, na parte
frontal dos ônibus.
A sugestão é para veículos que percorrem vias expressas na cidade
do Rio de Janeiro e arredores, a Linha Vermelha, Linha Amarela, Avenida Brasil,
ligação Barra – Leblon, etc., promovendo assim a integração das modalidades de
transporte.
CONCLUSÃO
Esperamos que este nosso primeiro encontro gere bons frutos e
desdobre-se em ações conjuntas num futuro muito próximo.
Queremos contar com a valiosa amizade da Fetranspor, e de suas
associadas, nesta iniciativa pioneira, inspirada no desejo de um futuro melhor
na Cidade e no Estado do Rio de Janeiro.
São inúmeros indivíduos e grupos organizados de usuários de
bicicletas no Rio de Janeiro – pessoas
que utilizam bicicletas como meio de transporte – aqui contemplados.
Lembramos que o prefeito Eduardo Paes, declarou o “Rio de Janeiro,
a Capital da Bicicleta”. A declaração está no sítio de internet da Prefeitura e
expressa sua visão de futuro. E o Governo Federal, no âmbito do Ministério das
Cidades, possui o programa Bicicletas-Brasil.
Não há disputa entre ônibus e bicicletas. Deve, porém, haver PARCERIAS e todo o
RESPEITO. Ganharemos muito!
Maysa Blay
Lucimara Correa
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