quarta-feira, 28 de abril de 2010

O que você come afeta o planeta 2

Verduras e frutas convencionais, não orgânicas, não são, infelizmente, de todo boas para a saúde - para não dizer que são venenosas. E são horrendas para solo, água e biodiversidade. Você se importa? Sei, com certeza absoluta, que me dirá que passar fome dói. Dói muito. Mata. Mas comer comida envenenada não pode ser um projeto do bem intencionado Fome-Zero. Todos temos que nos empenhar em desenvenenar o Brasil, e o mundo.

Infelizmente, não dá mais para negar que a sopinha do bebê está contaminada. E o leite que sua mãe lhe dá, com amor, lamento, também. Os alimentos não orgânicos, contêm quantidades perigosas de substâncias químicas prejudiciais à saúde. E elas são tantas, e tão nocivas, que será enfadonho listá-las. Mas, deixe-me citar apenas algumas. Seus nomes, só de se enunciar, fazem uma corrente fria percorrer a medula. São alguns deles o acefato, endossulfam, tamaron, gramoxone, paraquat, mancozeb, monocroftos, folidol, malation, decis, etc. Conte-me do pavor que seus nomes duros provocam em você! Só não posso acreditar que não se fale mais, muito mais deles.

É preciso alimentar a todos, mas não se pode negar a verdade. Quem pode pagar, então, que passe a comprar produtos orgânicos, um ou dois, se for possível, ou muitos, ... mas que o faça, já, para que logo, num futuro bem próximo, os alimentos verdadeiramente saudáveis passem a estar em mais mesas de brasileiros e no mundo todo.

Depende de nós consumí-los, em pequena ou grande escala, para que aumente a produção, a concorrência e para que os preços caiam. Mais do que um prazer ou um privilégio, o consumo de orgânicos por parte de quem sabe o seu significado para a saúde humana a do ambiente, é uma obrigação, um ato de altruísmo.

Pense nisso, na sua próxima compra.

Nenhum comentário: