A agricultura orgânica é a única grande novidade agrícola em muitos séculos. Um novo-velho modelo de plantar. O incremento no interesse por estes produtos na Europa, América do Norte e mesmo no Brasil, é uma marola que incomoda a onda transgênica, com seu controle sobre o agricultor. Quem poderá extrair royalties sobre uma semente natural, surgida numa horta orgânica?
Acessando o periódico argentino (sensacional!) Página 12, e fazendo uma busca por termos como 'roundup' e 'Monsanto', você chegará a matérias que contam como a aspersão do Roudup, por aviões, tem afetado a vida dos agricultores argentinos. Nos dias que o avião passa, todos passam mal, com vómitos e ardor nos olhos, etc. Tudo o que não é transgênico. (como mostra - em parte - seu programa ) morre: a lavoura do pequeno agricultor, as ervas, as árvores e as flores. E os índices de ocorrência de câncer nas populações "aspergidas" tem aumentado exponencialmente, principalmente entre crianças.
Ao que me parece,portanto, a questão ambiental da transgenia é muito séria. A de saúde, pela ingestão deste alimentos, é ainda muito nebulosa.
Já, a questão moral, da cobrança de royalties, do controle da produção de alimentos no mundo, é mefistotélica. Assustadora! (ainda mais vindo de uma empresa que absorveu os químicos alemães da IgFarben- Ziklon e produziu o Agente Laranja, que dispensa nossos tristes comentários...).
Nenhum comentário:
Postar um comentário