Marcas Coletivas
O que são?
Patrícia Barbosa patmaria@inpi.gov.br
Maysa
Blay maysa@inpi.gov.br
A marca coletiva identifica
produtos ou serviços provenientes de membros de uma determinada entidade
(Associações, Cooperativas ou Organizações de grupos de produtores).
Estas marcas indicam que um
produto ou serviços provém de determinada origem e/ou que o serviço é prestado
por uma pessoa membro desta coletividade.
No Brasil, observa-se um
movimento evidente para que sejam estabelecidas políticas de valorização da
produção/serviço local, visando ao incremento da competitividade empresarial.
As MCs, bem como a IGs, podem contribuir significativamente para a valorização
de determinado produto/serviço de uma região.
O registro será requerido
por pessoa jurídica designada pelo grupo interessado, a qual poderá exercer
atividade distinta dos membros do grupo; esta será o titular a marca.
A criação da MC permite que pequenos produtores trabalhem em parceria,
cresçam e disputem mercados com empresas de maior porte. A redação, e o
depósito no INPI, do Regulamento de Utilização do uso da marca (que deve
acompanhá-la) é uma importante ferramenta de organização coletiva. E, a ação
conjunta reduz custos, por isso as MCs são consideradas uma forte ferramenta de
divulgação dos produtos produzidos localmente.
Para requerer uma marca e para maiores informações,
acesse www.inpi.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário