sábado, 18 de junho de 2011

Desmatar mais para quem?

Para quem o Novo Código Florestal, este recém aprovado pelo Congresso, com a anuência do (insira o xingamento) Aldo Rebelo, foi aprovado? Querem desmatar mais em seu ou meu benefício? O que está por trás disto tudo?

Antes de respondermos, saibamos que 80% do que comemos no Brasil, se origina em agricultura familiar. Não é o agronegócio, com seus imensos latifúndios sojeiros, que nos alimenta.

Os grandes produtores do agrobusiness, estes que hoje produzem e exportam soja, são os que lutam por mais terra agriculturável. Quanto menos matas, mais terra, mais soja, mais dólares. São empresas como Monsanto, Dupont, Syngenta, Basf, Bayer, Dow, Cargill, Bunge, Louis Dreyfus e ADM. Estas compõem os lobbies da mudança do Código Florestal. São milhões de dólares para os bolsos de nossos frágeis congressistas!

E soja é o grande componente das exportações brasileiras, um modelo antiquado e estrábico. Com ela viaja, a biodiversidade, a água, o rastro do trabalho escravo, da destruição ambiental e contaminação de solos e água com Glifosato ("Round up").

Será que na balança comercial estão computados os danos ambientais e sociais associados? Presidenta droussef@yahoo.com.br, mudemos! A conta das exportações tem que incluir o ser humano e o meio ambiente. Não é mais possível privatizar-se lucros e socializar-se prejuízos.

Respondendo: não se está buscando a aprovação oficial para mais desmatamento para meu ou seu benefício, e sim para o lucro deste punhado de empresas corruptoras que seguem cegas no seu modelo colonialista irresponsável.

No dia 19/06/2011, em Copacabana, milhares de pessoas protestaram para preservar nossas florestas com uma responsabilidade inovadora.

Nenhum comentário: