sábado, 18 de junho de 2011

Você tem a ver com Novo Código Florestal?

Sim!

Temos tudo a ver com o Novo Código Florestal, na medida em que dependemos de água, alimentos e medicamentos - no mínimo.

Matas em pé são infinitamente mais importantes do que matas derrubadas ou queimadas - são os grandes reservatórios de água! Desmate, e os 'olhos d'agua' que brotam na mata e escorrem para os rios, formando-os, secam. Sem florestas, não há rios!

Nas florestas diversas, como a Amazônia (o que resta dela), e nas ilhas de Mata Atlântica espalhadas pela costa, é que se encontram as matrizes dos alimentos que compõe nossa feira. É nestes reservatórios de genes que reside a biodiversidade. A partir deste arsenal de força e vida tem-se material para se buscar e melhorar, de forma natural, os alimentos. Sem matas, sem florestas, mingua a biodiversidade, vegetal e animal - ambas intrinsecamente ligadas.

É, é nas matas também que o conhecimento indígena encontra seus medicamentos. Este saber é "biopirateado" há séculos e está hoje nas farmácias do mundo. Sem matas, o saber se esvazia. Onde buscaremos guias para produzirmos medicamentos, como sempre temos feio, legal ou ilegalmente?

E por fim , você eu e todos temos mais a ver com o Novo Código Florestal, na medida em que podemos ainda nos unir e gritar, documentar, divulgar e cobrar mudanças. No dia 19/06/2011, aconteceu o "Sambe pelas Florestas", no Rio. Milhares de pessoas unidas buscaram reverter esta triste e corrupta decisão do Congresso. A decisão ainda vai para o Senado. Que nos ouçam!

Nenhum comentário: