quarta-feira, 15 de outubro de 2008

11/9

Alexandre Monteiro Barboza, em sua tese WTC: UMA ANÁLISE DA COBERTURA DA IMPRENSA CARIOCA NO DIA 11 DE SETEMBRO DE 2001, pela UNIVERSIDADE GAMA FILHO, citou a carta que escrevi para o JB assim que soube do ataque de 11 de Setembro de 2001.

Diz Alexandre, em sua tese: ...na seção carta dos leitores (37), a leitora Maysa Blay, que teve seu e-mail enviado no dia 11 de setembro e publicado no dia seguinte, fez uma crítica inflamada ao regime dos EUA, dizendo que “pimenta nos olhos dos outros não dói”. Comparando as atrocidades da Segunda Guerra Mundial, e de outras guerras, como a da Coréia e Vietnã, a leitora foi enfática:"Pimenta só dói nos olhos dos americanos que morrem em atentados terroristas ou em Pearl Habor. Aí dói, e muito. E todos nós nos comovemos mais com essas mortes do que com outras tantas, em igual ou maior número, provocadas direta ou indiretamente pela política americana para o mundo. Elegem um presidente belicoso, divulgam e impõe ao mundo seu cinema repleto da mais sórdida violência e, através dele, mostram cenas e idéias infinitamente piores do que as que hoje foram exibidas".

Acrescento hoje, 2008, que está cada dia mais claro como o que vivemos, no mundo atual, é a versão moderna do que viveu a antiguidade sob o domínio do Império Romano. O tema, como na antiguidade são recursos, embora agora eles sejam petróleo e seus derivados, água e recursos genéticos.

Além disso, como se passou com os povos dominados por Roma antiga, os dominadores atuais conquistam as mentes e os corações dos que subjugam!

Cada cidadão do mundo se converte em um consumidor apaixonado pelos bens que os EUA desenvolvem: seus carros e sua automania; sua indústria de cinema, que se sobrepõe às outras - através de suas poderosas distribuidoras de filmes - e nos incute com uma forte dose de sua ideologia; sua TV a cabo, exportada para o mundo - que paga por ela... e recebe toda a cultura americana em casa...seus valores e predileções; sua violência inerente; suas marcas, como Coca Cola e Nike, cult objects - marcas que valem de 60 a 100 vezes o valor do produto que as levam; sua controvertida indústria de biotecnologia, como suas mefistotélicas sementes transgênicas - nao obrigada!; sua mania de patentear tudo o que há sob o Sol, seu ou dos outros, apropriando-se de frutos, águas, sementes, pedaços de DNA!...e convertendo tudo em mercadoria americana. UFA!

Este é um tema extenso e importante.
Comente-o.

Alexandre Monteiro Barboza comentou:
Alexandre disse...
Maysa,

Aquela tese sobre o WTC: Uma análise da cobertura da imprensa carioca no 11 de setembro virou livro. Eu só pude ler o seu comentário hoje.

E para a nossa felicidade, o livro está disponibilizado gratuitamente na internet. O nome do livro é Imprensa histérica, Informação Prejudicada (Uma análise da cobertura carioca no 11 de setembro).

O endereço é http://imprensahisterica.zip.netou por meio do endereçohttp://www.ebooksbrasil.org/nacionais/index.htmlo meu e-mail para comentários ou críticas é a.monteirobarboza@gmail.com

Um grande abraço. E muito obrigado por ter escrito aquela carta na seção dos Leitores sobre os acontecimentos do 11 de setembro de 2001.
19 de Novembro de 2008 06:56

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